terça-feira, 25 de setembro de 2007

Dengue!?

Os médicos ainda tentam investigar outras hipóteses.
Enquanto isso, todo dia vou eu, de casa para o hospital, para o laboratório, para o consultório.
Um exame aqui, outro ali, uma picadinha aqui, um sorinho, lá...
Mas ninguém me tira da cabeça: É DENGUE MESMO!
Enquanto não passa, o Reflete Comigo vai ficar sem as atualizações diárias.
E vou aprendendo a paciência, a perseverança, a esperança.
Até a volta!
Vou parar de olhar para a tela senão a dor aumenta...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cine Jovem 3


Hoje tivemos a terceira edição do Cine Jovem, e o filme escolhido foi Batman Begins.

A pergunta na cabeça de alguns alunos era: "O que o pastor quer com um filme de super-herói, e ainda por cima tão sombrio? Que lição de vida esse filme tem?"

Pois aí é que foi divertido!

Embora não sejamos super-heróis, todos nós estamos várias vezes na vida diante da escolha: justiça ou vingança? Apesar de serem palavras usadas como se fossem sinônimos, são duas coisas e dois sentimentos completamente diferentes. Tanto que Jesus sempre falou contra a vingança (lembra-se do "dar a outra face"?), mas nunca contra a justiça.

E Deus mesmo teve que escolher a maneira certa de lidar com os nossos pecados. Imagine se ele tivesse escolhido a vingança? Felizmente, ele escolheu fazer justiça, e de um jeito ainda mais amoroso: Jesus deu a sua vida por nós, e assim a justiça se uniu ao amor e ao perdão.

Eu não sou como o Batman... Que pena!

Mas posso escolher: vingança ou justiça?

Escolho a justiça. E se a dos homens falhar, vou orar e esperar pela de Deus.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cosciência Pesada

Mais uma Mensagem de Esperança de CPTN:

Como a nossa consciência pesa de vez em quando, não? Às vezes fazemos alguma coisa errada, mesmo sem querer, e já nos sentimos pesados, cansados. E isso acontece muitas vezes em nossa vida. Chegamos até a pensar que Deus pode nos castigar por causa de alguma coisa que fizemos. Mas Deus não é assim. Ele é justo. Não gosta do pecado, mas está sempre de braços abertos para receber a todos os que se arrependem. Por causa de Jesus Cristo, temos a certeza de que Deus nos perdoa e continua nos amando como sempre fez. Se alguma coisa está pesando em seu coração, fale com Deus. Ele ouve e ama você.

Oremos: Senhor Deus, eu lamento por todos os pecados que tenho cometido. Dá-me o teu perdão, ó Pai. Dá-me também forças para procurar viver de uma maneira que agrade cada vez mais a ti. Amém

Leia em sua Bíblia: Salmo 51

Você pode também ouvir Mensagens de Esperança pelo telefone (011) 5097-7620 ou através do site de Cristo Para Todas as Nações: www.cptn.org.br


quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Cambito

Mais uma dica de site bacana: http://www.cambito.com.br
A página do personagem que você já deve ter visto nas vinhetinhas do plim-plim tem cultura, informação e até uns joguinhos bem legais.
É uma iniciativa da organização Viva Favela para combater a exclusão digital e animar na luta contra a exclusão social.
Para os apressados que querem ir direto aos jogos, aqui vai o link: http://www.cambito.com.br/jogos.htm

Pais e Filhos

O texto abaixo é parte das "Mensagens de Esperança", publicadas por "Cristo Para Todas as Nações", uma entidade da Igreja Luterana.

É interessante tanto para os pais como para os filhos refletirem sobre sua convivência.

A educação dos filhos

“Está cada vez mais difícil educar os filhos!” Este é um desabafo freqüente. Por um lado as crianças aprendem muitas coisas, cada vez mais cedo, e por outro lado os pais não sabem mais qual a forma certa de educar. Educar filhos tem muito a ver com estabelecer limites. Conforme as crianças crescem elas precisam aprender que não podem fazer tudo o que têm vontade. Aos pais, em primeiro lugar, cabe a tarefa de estabelecer os limites para seus filhos. Isso através de muito diálogo e seguidas tentativas de erro e acerto. Embora a sociedade moderna não veja com bons olhos, de vez em quando o uso de castigos moderados também pode se tornar necessário e pode surtir bom efeito. O sábio Salomão já dizia: “Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte”. Se os pais não souberem impor os limites através de uma boa educação, com certeza, mais tarde, alguém terá que fazê-lo. Quando dizemos “não” ao nosso filho estamos mostrando que o amamos e queremos o melhor para ele. Por isso, disciplina e castigo devem andar lado a lado com o perdão. Deus nos ensinou isso através de Jesus. Como não conseguimos obedecer aos mandamentos de Deus, ele nos mandou Jesus para morrer em nosso lugar. Assim, toda vez que nos arrependemos dos nossos erros, Deus nos recebe de braços abertos com amor. Com fé em Jesus temos a garantia da vida eterna.

Oremos: Senhor, concede que cada lar tenha pai e mãe cristãos que possam educar os seus filhos no teu amor. Amém.

Leia em sua Bíblia: Provérbios 23.13-14

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Terra onde mana leite e mel


Saiu no Estadão uma notícia interessante para quem gosta de arqueologia da Bíblia.
Foram encontradas colméias de até 3 mil anos em Israel. Isso comprovaria a antiga expressão "terra que mana leite e mel", usada na Bíblia para falar de terra prometida.

Algumas pessoas duvidavam de que o mel mencionado realmente fosse mel de abelha, já que não haveria apicultura avançada naquela época. Achavam que "mel" fosse o nome de um doce feito de tâmaras e figos.

O ser humano sempre se surpeende, não é mesmo?!

Clique aqui para ler a notícia toda.

Deus Usa

Deus usa

"Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e da mudança. Deus costuma usar o silêncio, para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do descanso. Outras vezes usa a doença, quando quer nos mostrar a importância da saúde. Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida”.

O texto acima é de autor desconhecido, daquelas que a gente recebe por e-mail e vai guardando. Mas ela mostra que Deus usa todas as situações para nos aproximar do seu amor. O apóstolo Paulo expressa a sua confiança diante das contrariedades da vida com passagens muito significativas:

“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” (Romanos 8.28)

“Mas eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.38-39)

“Porque nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1o Coríntios 2.9)

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Click

Já pensou como seria se você tivesse um controle remoto universal com o qual pudesse dominar sua vida e a vida dos que estão ao seu lado?

Nesta sexta, continuando o projeto "Cine Jovem", vamos assistir na escola ao filme "Click", aquele com o Adam Sandler.
Talvez você já o tenha visto. Afinal, foi sucesso no cinema em 2006. Mas já pensou em como aquilo tudo, tão leve e engraçado, se aplica à nossa vida?

A gente se esforça para ter um bom emprego, segurança, status, e assumir as rédeas da nossa vida. Mas se exagerarmos, acabamos mesmo é perdendo a noção do que é realmente importante, e ficaremos como o autor de Eclesiastes, com aquela cara de "É ilusão, tudo é ilusão!" (Ec 1.2).

Por isso, lembre-se sempre do que o mesmo autor escreveu em Provérbios 16.9: "A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor".

Por um lado, isso pode soar meio desagradável. Afinal, eu gostaria de controlar bem mais o que acontece em minha vida. Por outro lado, é bom saber que não sou eu que resolvo tudo, porque se fosse assim, meu egoísmo poderia falar bem mais alto do que a pouca sabedoria que tenho.

Por isso, vou continuar trabalhando, me previnindo, controlando o que for possível, mas sem esquecer do que Deus já me deu e daquilo que Ele pode me dar se eu deixar o controle remoto em suas mãos.

God Tube

Isso mesmo, um "youtube" dedicado a vídeos cristãos.
Dê uma olhada, vale a pena.
http://www.godtube.com/

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Aprender com as crianças

Eu acrescentaria uma quarta coisa: aprender a confiar no Papai do Céu e a levar a ele, de maneira bem simples, todas as preocupações.
1 Pedro 5:7 - Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
Mateus 19:14 - Aí ele disse: -Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Alegria = vida saudável


Em Provérbios 17.22 está escrito: "O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos."

Não sei se é verdade, mas já li e recebi um monte de textos na internet que dizem que até o nosso sistema imunológico - aquele que evita e combate as doenças - melhora quando a gente vive em alegria e estimula a mente com bons pensamentos.

De qualquer forma, a bíblia já diz que ter a alegria de Deus em nossas vidas é sinônimo de saúde.

Além disso, em Filipenses 4.4,8 está escrito: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (...) Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Enchendo a mente com o que é bom, proveitoso, e acima de tudo, com o que vem lá do alto, a nossa vida com certeza será mais saudável e feliz.

domingo, 9 de setembro de 2007

Hora do Recreio

Hoje trago apenas uma dica de diversão, pra curtir no último dia do feriadão.
Os carros desse jogo são meio difíceis de controlar, mas depois que a gente pega o jeito fica bacana.
Assim como muitas coisas na vida...


Play This Game

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Hino Nacional em diferentes ritmos

Só uma amostra da beleza da cultura do nosso povo.
Bom feriadão!

Tema dos Guerreiros

Vejam o clipe do grupo de Rap Gospel "Apocalipse 16", que assistimos no Momento Cívico da Independência, lá na escola.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Momento Cívico da Independência


Nesta quinta, 06.09, todas as turmas do Colégio Ulbra tiveram um momento de reflexão sobre o valor de nossa pátria e sobre o que precisamos para construirmos um país cada vez melhor.

Veja as fotos no PicasaWeb

Os Momentos Cívicos ocorreram desde a manhã até o início da tarde, dirigidos pela Pastoral Escolar.
As turmas foram reunidas em cinco horários diferentes, de acordo com a idade. Na programação, houve um momento devocional, exibição de vídeos e o canto do Hino Nacional.

O tema da manhã foi o Salmo 33.12: "Feliz a nação que tem o Senhor como seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele!"

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vingança!

Você já foi injustiçado ou ferido por alguém? Já teve vontade de se vingar? O que fazer nessa situação? O que as pessoas de nosso tempo costumam fazer?

Em uma aula de Ensino Religioso, conversávamos sobre como é difícil as pessoas entenderem o “dar a outra face” e o “amar os inimigos” ensinados por Jesus em Mateus 5. Citei então uma bela frase de Ibsen Pinheiro em entrevista à revista Istoé: “Aprendi que o ódio faz mal ao hospedeiro, nunca ao seu alvo. O ódio é um veneno que faz mal a quem o agasalha.” Para minha surpresa, mal acabei de dizer a frase, e um aluno respondeu: “Professor, isso o Sr. Madruga já disse ao Chaves: A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!”.

O ex-deputado e o personagem do seriado mexicano estão certos: Se você deixa o ódio tomar conta do seu coração e acha que a vingança é o melhor remédio, cuidado para não se envenenar. Se está se sentindo injustiçado, leve a sua causa a Deus em oração e, se necessário, procure os seus direitos de maneira correta e sem violência.

E se às vezes faltam forças para vencer a mágoa dentro de você, lembre-se de Jesus, e de como ele amou, até o fim, mesmo os que o perseguiam. Ele fez tudo isso para que você pudesse ser salvo, perdoado. Jesus escolheu pagar o mal com o bem, e isso nos trouxe um resultado maravilhoso

Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos e irmãs, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: "Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor." Mas façam como dizem as Escrituras: "Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha." Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12.17-20)

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Coração dos Mares

Para quem curte o bom e velho Rock, e gosta de músicas cristãs, compartilho um link muito legal.
É o clipe da Banda Sãos e Salvos, formada por alguns amigos que conheci no tempo de seminário.
A música é inspirada na oração de Jonas, aquele profeta bíblico que tentou fugir de Deus e acabou reconhecendo, no ventre do peixe, que é muito melhor viver perto dEle.
Bom proveito!

sábado, 1 de setembro de 2007

"Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite"


Estava ouvindo a música do Cidade Negra: "Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite. / Bem no fundo todo mundo quer zoar. / Todo mundo sonha ter uma vida boa. / Sábado à noite tudo pode mudar".
Inevitavelmente, comecei a pensar: O que eu espero desse sábado à noite?
Além da diversão pela cidade, que pode acontecer, aqui em Palmas nossa igreja tem os cultos no sábado, às 19h30. Eu espero que hoje seja bom, e acredito que, como diz a música, sábado à noite tudo pode mudar.
Se divertir é bom. Para quem ainda não encontrou sua cara-metade (não é o meu caso), sábado à noite pode até ser uma chance.
Mas , seja sábado ou domingo, a vida pode mudar mesmo quando você resolver dedicar um tempinho para ouvir a Palavra de Deus no seu fim de semana. Afinal, "todo mundo sonha ter uma vida boa", e vida boa é vida em paz, com a certeza de ser amado por Deus, perdoado e acompanhado pelo Pai em todos os momentos.
Seja sábado à noite ou domingo, aproveite a oportunidade. Tudo pode mudar.