segunda-feira, 20 de maio de 2013

PALMAS - 24 ANOS


Fazem cinco anos e quatro meses que nos mudamos para Palmas (Eu, minha esposa Andrea e os filhos Elizabeth e Filipe). Neste espaço tão curto de tempo, foi possível constatar como essa cidade está crescendo em vários aspectos e como ela oferece uma boa qualidade de vida aos seus moradores.
Depois destes anos aqui vivendo e convivendo já é possível dizer que essa cidade também é “nossa”, pois aqui estamos construindo o dia a dia de nossas vidas: trabalho, estudo, investimentos, lazer, vida religiosa, amizades etc.
Palmas é uma cidade que oferece ótimas oportunidades de emprego, renda, investimento em imóveis, educação, saúde e tudo mais que o ser humano desenvolve para o bem dos seus.
Na área educacional, políticas públicas procuram dar aos alunos, professores, escolas e famílias aquilo que é necessário em uma boa educação. Lógico, que sempre há melhoras e, com o franco desenvolvimento demográfico, há sempre novos desafios nesta área, especialmente nas periferias da cidade.
Outra área que ainda carece muito de expansão é a área de saúde. Já existem bons hospitais e boas clínicas em Palmas, mas ainda faltam muitos profissionais, de diversas áreas da saúde, para que, de fato, possamos dizer que a cidade tem um bom serviço de saúde, tanto público como privado.
A ULBRA, instituição na qual desenvolvo meu Ministério Pastoral como Capelão Escolar do Colégio ULBRA Palmas, é uma instituição pioneira nesta cidade, contribuindo muito com a história e formação de seu povo, pois a mesma está na cidade há quase 21 anos, formando cidadãos desde a Educação Infantil até a Pós-graduação.
Esta cidade, em sua maioria, formada por migrantes de vários lugares do Brasil e, também por pessoas que para cá imigraram, vindas de diferentes partes do mundo, é um belo exemplo cultural da pós-modernidade: o rock e o sertanejo, o ballet clássico e a street dance, a vanguarda e a retaguarda educacional, o analfabetismo e o ensino superior, a riqueza e a pobreza, o protestantismo e o catolicismo, o capim e o ouro, o nacional e o importado, frequentam, em larga escala, os mesmos espaços, lares e palcos e corações.
Muitas pessoas que aqui se encontram sonham em voltar para os lugares de onde vieram: umas já voltaram, outras já emigraram para novos lugares, tantas outras realmente voltarão para sua “terrinha” e muitas e muitas outras aqui viverão até que o fim da vida chegue.
Quando o povo de Israel foi exilado sob o Domínio de Nabucodonosor, rei da Babilônia (586 a.C.), muitos sonhavam com a volta para Jerusalém e para Israel. Enquanto sonhavam com a volta para Jerusalém, o profeta Jeremias, porta voz de Deus, disse aos israelitas: “Construam casas, e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam suas frutas. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número a não diminuir. Trabalhem e orem pelo bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão.” (Jeremias 29.5-7).
Longe de sermos “prisioneiros” em Palmas, mas as mesmas palavras se aplicam, atualmente, ao nosso povo: construam, plantem árvores, casem, trabalhem e orem, pois se a cidade “estiver bem, vocês estarão bem”.
Uma árvore plantada pode levar anos para produzir (essa provavelmente era a ideia de Jeremias). Em muitos casos, somente depois de algumas décadas os frutos serão colhidos. Muitas pessoas já “plantaram” nesta cidade e deram sua contribuição para a mesma. Cabe a nós, hoje e amanhã, continuarmos o plantio nesta cidade, pois os frutos, cedo ou tarde, virão.
Sigamos em frente: trabalhando e orando. Fiquem na Paz!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

QUEM PECOU?


Texto bíblico: Lucas 13.1-9
“...Se não se arrependerem de vossos pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.” (Lc 13.3)
       Quando ocorrem catástrofes onde muitas pessoas são atingidas, como a que aconteceu na cidade de Santa Maria/RS logo são buscados os culpados e o por quê desta tragédia ter acontecido. Muitas pessoas se perguntaram: Por que aconteceu isso com aqueles jovens que só queriam se divertir? Poderíamos tentam explicar as mortes pela falta de fé e afastamento daquela gente de DEUS. Talvez diríamos: Se aqueles jovens estivessem na igreja isto não lhes teria acontecido. Poderíamos falar da culpa dos governantes que não fiscalizaram devidamente, dos proprietários daquele local de eventos, dos integrantes da banda e assim por diante. E assim muitos culpados seriam indicados.
       Quando JESUS viveu aqui em nosso mundo, também ocorreu uma tragédia. Havia um grupo de pessoas da Galileia que estava oferecendo um sacrifício no templo para DEUS. Pois justo nessa ocasião, o Governador Pilatos mandou matá-los. Eles foram mortos enquanto ofereciam um sacrifício a DEUS. A pergunta que todos se faziam e que levaram para JESUS foi a seguinte: Por que estas pessoas morreram desse jeito? E o que JESUS respondeu? A resposta de JESUS foi: “Vocês pensam que eles eram piores que os outros? De modo nenhum. Se vocês não se arrependerem de vossos pecados, todos morrerão como eles morreram.”
       O que JESUS quis mostrar com esta afirmação é que ninguém é melhor do que ninguém. Todos erramos e, por nossos erros, mereceríamos o castigo. Mas DEUS quer o bem de todos e oferece a todos uma nova oportunidade através do perdão em JESUS CRISTO. Em vez de procurar pessoas mais ou menos culpadas, o melhor que temos a fazer é procurar nós mesmos fazer o bem aos outros e cuidar para que os nossos atos não causem tragédias também. Claro que não estou querendo dizer que não se deva apurar responsabilidades pela tragédia que ocorreu naquela boate.
       O que você pensa disso? Você concorda com JESUS? Em vez de procurar explicações para as tragédias do mundo nas culpas das pessoas, confie em JESUS. Ele tem a solução para as piores tragédias, que são: o pecado e a morte eterna. Ele tem o perdão para as minhas e para as suas falhas. ELE é o único Caminho para a vida eterna com DEUS no céu.
ORAÇÃO: Senhor DEUS, perdoa a minha tendência de atribuir a culpa pelo mal aos outros. Ajuda-me a corrigir a minha vida e a fazer o bem ao meu semelhante. Conforta e consola aqueles muitos que ainda lamentam e choram a perda de seus entes queridos. Reanima-os com a mensagem de que Tu, Senhor, tens a solução para tudo, inclusive para a morte, pois garantistes a nossa ressurreição ao ressuscitar teu Filho Jesus. Abençoa este meu dia e toda a minha vida, me protegendo e livrando de todos os males. Em nome de JESUS. Amém.


Mensagem adaptada por Ari Armando Shulz
Capelão do CEULP/ULBRA (Palmas-TO)