segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LUTERO E A EDUCAÇÃO

No dia 31 de outubro, lembramos os 492 anos da Reforma Luterana.
No tempo em que Lutero viveu, o mundo estava passando por grandes transformações: descoberta das Américas, fim da Idade Média (também chamada de Idade das Trevas), mudanças no pensamento (Renascimento), fortes mudanças na arte, na filosofia e no modo de vida.
Lutero escreveu artigos e pregou duramente contra o analfabetismo que reinava entre a população de seu tempo. Para defender uma educação cristã, tinha um lema: “Ao lado de cada igreja uma escola”.
Com a educação, a sociedade se desenvolveu na medicina, nas artes, na política, na economia e tantos outros aspectos que sequer imaginamos.
Não podemos atribuir a Lutero os méritos da educação no tempo presente. Mas, certamente, ele influenciou e continua influenciando o pensamento dos educadores e também da educação, pois ele defendia uma educação baseada em princípios cristãos e que fossem úteis ao ser humano durante toda a sua vida.
Portanto, a Educação para a Vida foi um dos grandes enfoques da Reforma Luterana.

REFLETE COMIGO: Senhor Deus, obrigado pela educação que recebemos, tanto em nosso lar como em nossa escola. Ajuda-nos a reconhecermos o valor da educação e utilizarmos nossos conhecimentos para o nosso bem e para o bem do nosso próximo. Por Jesus Cristo. Amém.

Um comentário:

Gleiva disse...

Bela e oportuna reflexão Pr Renato. Como estamos educando nossas crianças? A violência e o fracasso existencial tem atingido cada vez mais as autoridades, os chefes de família, os líderes e celebridades...
É prciso uma profunda reflexão sobre a ação educativa para que informação seja bem visível frente ao que vem a ser ensinamento...

Muita paz, luz, inspiração divina e felicidades aos nossos colegas educadores