quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O PIOR CEGO...

Para quem já ficou sem enxergar por algum tempo ou teve que passar a usar óculos, sabe perfeitamente que diferença faz poder enxergar bem ou não.

Para muitos, a falta de lentes ou a presença de problemas na visão pode causar embaraços variados: machucar-se, tomar a direção errada, confundir pessoas, cores ou objetos.

Por outro lado, enxergar perfeitamente, é uma maravilha. Quem tem problemas de visão e passa a usar lentes, sabe que sua visão melhora significativamente – pode ser um redescobrir do mundo à sua volta. Quem estava com alguma doença na visão e pôde recobrá-la, não esconde sua satisfação pela conquista.

Mas, para enxergar bem e preservar o sentido da visão, existem recursos e situações diferentes: o operário usa óculos de proteção, o soldador usa uma lente muito escura, para o lazer ou descanso usa-se óculos de sol, para o segurança, existem os óculos de visão noturna/aproximação, e nas festas pode-se usar óculos bem colorido.

Em outras palavras: cada situação nos pede algo específico.

Existem situações em que o “enxergar” é uma figura de linguagem: Como nós nos enxergamos? Como enxergamos as outras pessoas? Que visão os outros tem sobre nossa pessoa? Como será que Deus nos enxerga? O que enxergamos sobre a educação e o futuro da humanidade?

No sentido abstrato, nem sempre temos as mesmas visões, e, alguns, sempre tem uma visão pessimista ou otimista demais. Dificilmente conseguimos enxergar perfeitamente a realidade.

Neste caso, será que não deveríamos “trocar as lentes”, para enxergar a vida e o mundo à nossa volta com outros olhos? Será que muitas vezes não enxergamos tudo com muito ceticismo, invés de tentarmos enxergar com os olhos da fé?

Deus também tem sua maneira de nos enxergar. Mas, Deus lança sobre nós um olhar de procura, de resgate, de perdão.

Felizmente, Deus olha para nossa vida através daquilo que Jesus Cristo fez. Deus olha através do sacrifício, da dor, do sangue de alguém que, sem pecados, carregou todos os pecados do mundo. Este é o maior milagre de visão que podemos receber: somos enxergados por Deus através do amor de Cristo.

Infelizmente, muitos ainda não conseguem enxergar esta realidade. Por isso é que se diz: o pior cego... é aquele que não quer enxergar.

Reflete comigo: Senhor Deus. Perdoa-me pelas vezes que não consigo enxergar o teu amor em minha vida e à minha volta. Ajuda-me para que eu possa enxergar a vida com outros olhos e enxergar aquilo que pode ser mudado e melhorado neste mundo. Que o teu olhar não saia de minha vida. Por Jesus, amém.

Nenhum comentário: