quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESTE GRUPO LHE ACEITA?



Cada vez mais adolescentes, jovens e até mesmo crianças estão adentrando no mundo das drogas e da marginalidade. Mas, por quê?
Existem muitos motivos que contribuem para isso: falta de carinho, falta de amor, más amizades, violência doméstica, falta de oportunidades de formação, dificuldades de emprego e renda, falta de perspectivas, etc.
Dentre estes, o adolescente parece ser um dos mais afetados pela situação. Enquanto o adolescente está precisando de atenção, não raras vezes, é o momento em que a família menos se preocupara com ele. Depois, dá no que dá...
Pela razão e, também, por instinto, sabemos que os “filhotes” de qualquer espécie, conforme vão crescendo, vão também, conquistando sua independência. Com os seres humanos não é diferente.
Mas, o ser humano, muitas vezes, desrespeitando o amadurecimento dos seus filhos, declara-os “independentes” além da conta. Principalmente na adolescência, onde tudo parece “conspirar” contra seu mundo.
Lógico que educação é um processo de crescimento ao longo da vida. Isso quer dizer que uma pessoa que recebeu boa educação, em um lar saudável, e que sempre teve bons exemplos e todo afeto, pode, potencialmente, ter menos chances de entrar no mundo das drogas e/ou marginalidade do que aqueles que desde o início da sua vida não receberam chances semelhantes.
Precisamos reconhecer, também, que “educação” não é só uma boa escola. Educação é, principalmente, coisa de “berço”. Se boa educação fosse papel somente da escola, não teríamos problemas com drogas ou a prática de diversos crimes por parte daqueles que estudam em conceituadas instituições de ensino.
E então, quando o adolescente ou o jovem mais está precisando de atenção, do afeto, apoio e educação de sua família, parece que ele já foi “declarado independente”. E essa “maturação forçada” pode ser algo normal aos olhos, mas nada agradável para sua maturação natural*.
E, em muitos casos, pode ser uma questão de ação e reação: se não há diálogo, apoio e compreensão no lar, onde muitos buscam seu refúgio? No grupo que lhe aceita!
Esse grupo que aceita, nem sempre tem somente laços afetivos que saciam a necessidade imediata do adolescente, mas trazem para a sua vida novas visões, novos valores e conceitos, que acabam, inclusive, destruindo muitos valores que estavam sendo construídos até então.
Ironicamente, muitos pais se perguntam “onde foi que eu errei?!?” e afirmam “eu fiz tudo por este ...”
Talvez tenha feito mesmo. Mas, no momento em que este adolescente, jovem ou criança mais precisava de amor e atenção, sua independência foi forçada como uma fruta aparentemente suculenta, mas que não tem condições de ser consumida.
Lá, no grupo que o aceitou é que encontrou afeto, carinho e apoio. Lógico que depois do abraço de boas-vindas vêm, também, o golpe: marginalidade, guerra, doenças e até perda da própria identidade ou vida.
Quando vemos tantos jovens buscando refúgio em grupos que tem envolvimento com as drogas, poderíamos refletir sobre seus questionamentos, suas dificuldades e até mesmo sua falta de aceitação no grupo que deveria, naquele momento, dar-lhe o maior apoio possível e tentar resgatá-lo: A FAMÍLIA!
E então, este grupo lhe aceita?

Queridos alunos (mancebos): depois de lido o texto, POSTEM seus comentários e identifiquem-se. (Por exemplo: ALFREDO, 9° ANO A).

* - Quando era pastor no Piauí e Maranhão, aprendi do irmão Luisinho como ele fazia para vender banana, nos tempos de “minino”.
No tempo em que ele era adolescente, na cidade de Timon-MA, costumava vender bananas amarelinhas. Mas, para deixá-las assim, bem vistosas, ele cortava o cacho verde e deixava o mesmo três dias enterrado. Depois do tempo de “maturação” forçada, as bananas estavam lindas. Mas, só por fora. Por dentro elas continuavam imaturas. E, depois de poucos dias, antes de chegarem ao ponto de consumo, começavam a apodrecer. Esta técnica recebe o nome de “banana com carbureto”. (Obs.: Hoje o irmão Luisinho não vende mais bananas! Ufa!)

10 comentários:

Ana Carolina disse...

É triste como existem poucas oportunidades hoje em dia, nós culpamos os jovens de começarem tão cedo, mas tudo isso é consequência do que incentivamos desde sempre, na verdade, não sei ao certo, se existe uma alternativa pra mudar essa realidade e banalizar as drogas, mas sei que tudo depende de valores, que são ensinados desde da infância, em casa. E é justamente a liberdade e a falta de oportunidade que leva os jovens de hoje em dia a criar seus próprios valores e se perderem tão cedo. E se ilude quem pensa que isso parte só do lado pobre. As vezes fico pensando, será que daqui à alguns anos, isso poderá ser controlado? Tem que se fazer alguma coisa, e é agora.
17 de Junho de 2011

Ana Carolina, 9º "B"

Anônimo disse...

Jéssica Gualberto - 9º A
Realmente, esse texto diz todos os motivos da aproximação dos adolescentes para as drogas, a amizade é o principal. Os adolescentes estão se deixando levar pelos amigos, e isso é totalmente errado.

Fabiana disse...

Fabiana Chaves 9° ano "B"

as pessoas hoje em dia estão se preocupando muito com dinheiro, fama, sobre-nome famoso.... e esquecem de quem mais precisam deles ( seus filhos). Estes se sentem esquecidos, sem importância.... onde acabam procurando um "grupo" que aceita eles e e quando entram na vida de assassinos, ladrões, marginais, e começam a usar drogas, porque atraves dessas drogas eles encontram tranqüilidade, felicidade, mesmo que depois esses efeitos acabem.... Depois quando seu filho rouba, mata e o pai ve a noticia na televisão não vai ter a coragem de dizer que aquele é o seu filho (para não estragar seu nome) e ainda tem a cara de pau de pergunta o que q ele fez de errado, porque deu uma familia nunca faltou nada pra ele, sempre tinha comida na mesa, sempre pagou escola particular para ele.. pra que? pra ele se tornar um assassino?? mais ele nem se toca que o menino so queria carinho, amor, tempo com os pais, e que não precisava ser a pessoa mais importante do mundo, so queria sua familia apoiando, dando conselho, e amando-o

Anônimo disse...

Eu sempre penso que o serumano e cruel, toda vez que precisei de ajuda mesmo se foi algo ridículo para os outros e para mim muito importante, todos sempre viraram a cara para mim, todos menos meu Avô que foi meu guerreiro ate o ultimo dia de vida dele. Creio que as pessoas são tratadas às vezes até por si próprias como um lixo desprazíveis e cruéis, tudo que procuram e o amor, mas mesmo assim o exclui de seus próprios corações, acho que entrar no mundo das drogas não e tão ruin quando forem excluídos do mundo, pelo menos no mundo das drogas eles estão felizes. Sim! Está matando ele e quem ta perto dele, mas quem ta perto dele? Percebe que talvez fosse culpa dele?
Pastor minha madrinha entrou nesse mundo, minha família to está desesperados com ela, porem, mas o que eu vejo e diferente deles, eles só ver que ela ta magra e que ela ta ficando “LOKA”, eu vejo que ela precisa de carinha e de quem alguém cuide dela e não fica brigando com ela, tenho hoje 14 anos, nunca encostei em qualquer tipo de drogas, mas vivi em um mundo rodeado de pessoas fumantes e paranóicas, um mundo onde que cresci vendo jornal nacional, um mundo onde a única vez que sai na rua meu avo pegou cipó com espinho e me bateu, ate que minhas pernas estivessem sangrando, eer minha infância não foi mt fácil como eu pareço ser, mas ao comentário, o que levou minha tia usar drogas, foi que meus primos abandonaram ela e foi morar com o pai, meus tios já nem dava atenção a ela, acho que se existi-se mas amor no mundo talvez não acontecesse isso!

- Beijos *-*

Aluna: Zennas Alice Soares de Castro.

Ana Luíza Müller 9º B disse...

Bom pastor, eu acredito que dentro de uma família tem que haver o diálogo, sem isso a convivência se torna impossível. Com o diálogo os pais podem alertar os filhos dos perigos das drogas e bebidas alcoólicas. Sem esse diálogo os filhos irão se refugir em um grupo que os aceite daquele jeito, que os escutem. Muitas vezes esse grupo se torna uma má influência, levando aquele jovem para o caminho das drogas. E como na família o diálogo não existe, ele vai cada vez mais se afastando. Nesse caminho o jovem não vai querer saber de mais nada, só de estar no meio dessas pessoas. Vai se tornar uma pessoa que não liga pra nada, irresponsável. Vai perder boas oportunidades. No futuro esse consumo de drogas e álcool só vai lhe trazer malefícios, principalmente á saúde.

Iuska disse...

Esse é um texto de fácil compreensão...Os jovens estão mesmo entrando no mundo das drogas e marginalidade, na minha casa a minha família me aceita normalmente, eu tenho grandes amigos que me ajudam ou outros que até mesmo estão no mundo das drogas, mas isso não interfere muito na amizade, eles são mais reservados e nos respeitam, é verdade que a maioria entra nesse mundo por causa da muita independência que os pais lhe dão, e acabam achando que podem fazer tudo, aqui na minha casa eu não sou de ficar muito em casa, mais também não tenho essa total independência, minha mãe deixa eu sair com meus amigos mas sempre tem a hora certa pra voltar e esta sempre falando pra me comportar e fazer as coisas certas, então eu digo minha família me aceita, meus amigos também, e todos os grupos no qual eu frequento... então é esse meu comentário. Iuska da Silva Vieira 9° ano "B"

Sis disse...

Sisley, 9 ano B
Um principal motivo do jovem entrar no mundo das drogas ou da marginalidade, é falta de carinho e compreensão dos pais. Porém, tem casos que mesmo uma criança tendo carinho e compreensão, entra no mundo das drogas, ou por curiosidade ou por querer entrar em algum grupo da escola, e ser como os outros. Então acima de carinho e compreensão, uma criança merece uma educação para que esteja consciente de tudo que irá fazer e suas consequencias.
(PS. Pastor, quando fui comentar, dia 24, deu erro no servidor, ou dizia que o site não existia, tentei novamente hoje com ajuda da minha prima, e deu certo, Obrigada)

amanda disse...

Concordo com o texto, os jovens precisam de atenção e não devem receber uma maturidade antes da hora. E se não recebem atenção, provavelmente vão entraram para as drogas e marginalidade muito cedo.

Amanda Aires de Bastos 9º ano "b"

Thatiely Sabrina 9"a" disse...

Thatiely Sabrina 9"A"


Acho que muitas vezes como fala o texto o adolescente, jovem, e ou criança não tem a oportunidade de se abrir com os pais, e algumas vezes tem ate medo ou vergonha. Mais isso acaba sendo ruim para os dois. Primeiro pra o adolescente é ruim,porque nao tem quem lhe de amor na hora que prescisa e acaba indo muitas vezes sem perceber para as más amizades, e seguindo um caminho que não é o melhor para ele. E para os pais eles acabam sofrendo com o erro dos filhos e também acabam se sentindo culpados porque não deram a educação ou ate mesmo o carinho o afeto que os filhos prescisam. Como li em um livro uma vez, as amizades falsas levam muitos para o mal caminho, se fazem de pessoas amigas que vão tem proporcionar o que prescisa, mais acabam te levando pro mal caminho e te deixam sofrer. Então acho que o melhor caminho é mesmo conversar com os pais ou um parente mais próximo, e ver onde suas amizades podem te levar, para não cair no papo de falsos amigos. Acho que o mundo das drogas e ate mesmo de outros vicios nao é o melhor caminho para a aceitação pode acabar piorando!!!




""Professor descupa nao tem comentado antes estava sem internet e nao tive a oportunidade de falar com o senhor. Por isso espero que aceite meu comentario, por favor""

Naiana disse...

EI SEEU RENATO EU NÃO SABIA DISSO NÃO!!!