terça-feira, 19 de julho de 2011

DE QUEM É A CULPA?

Mais uma vez a esperança dos brasileiros foi frustrada... fomos eliminados da Copa América 2011, no dia 17 de julho, em jogo contra o Paraguai.
Uma coisa que me chamou atenção foi a repercussão na mídia, tentando encontrar um culpado: O gramado? O goleiro paraguaio? A seleção brasileira? O técnico Mano?
Achar um culpado é algo que acontece desde o início dos tempos. Adão, após aceitar comer do Fruto do Conhecimento do bem e do mal, percebeu que estava nu, escondeu-se, e colocou a culpa em sua companheira, dizendo: “A mulher que me deste para ser minha companheira me deu a fruta, e eu comi.” (Gênesis 3.12)
No futebol e também na vida diária somos muitos parecidos com Adão: queremos sempre encontrar culpados para aquilo que acontece de ruim. Mas, dificilmente, temos a humildade de reconhecer que nós também falhamos e pecamos. Nós também preferimos empurrar a culpa para os outros e encontrar culpados, tal como aconteceu no jogo do Brasil x Paraguai.
Mas, graças a Deus, temos a nossa vitória garantida por meio do ‘golaço’ que Jesus Cristo marcou a nosso favor, como diz Paulo na carta aos moradores de Corinto: “Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Coríntios 15.57).
Em Cristo a vitória é para todos os times, todos os técnicos, todos os torcedores. Parece irônico, mas é verdadeiro: ele assumiu toda a culpa de nossas derrotas, fracassos e pecados e nos dá a vitória completa por meio da fé que depositamos nele.
Então, deixe que Jesus carregue a tua culpa e vibre com a vitória que só ele pode te dar.
Fique na Paz!


Nenhum comentário: