terça-feira, 17 de janeiro de 2012


SEJA UMA BÊNÇÃO!

Ao analisarmos os planos para mais um ano, todos nós temos desejos de dias melhores e que os nossos sonhos se realizem. Não é mesmo?
Mas, olhando para as probabilidades dos anos passados, sabemos que nem todos os desejos, realmente, se realizarão. Isso acontece porque uma coisa depende da outra e porque nem sempre conseguimos resolver tudo por conta própria. Dependemos uns dos outros e de várias circunstâncias para que os nossos sonhos se tornem realidade.
Ruim?!? Não! Pois isso nos faz lembrar que somos humanos e até mesmo que dependemos uns dos outros para termos alegria neste mundo.
No Antigo Testamento temos uma história muito interessante sobre planos e pessoas envolvidas nos mesmos. Aconteceu com Abrão.
Ele foi chamado por Deus para ser o pai de uma grande nação e Deus deixou claro que ele seria uma bênção na vida de pessoas. Isso está em Gênesis 12.2-3, onde diz: “Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.”
A Palavra do Senhor Deus não era somente para Abrão, mas se estendia às pessoas a sua volta e para as gerações seguintes, inclusive nós.
Depois de ouvir a Palavra de Deus, Abrão foi morar na terra de Canaã, que seria a terra dos seus descendentes. Mas, aconteceu ali algo não esperado: seca e fome.
Diante disso, Abrão resolveu morar no Egito. E veja só o que aconteceu:
“Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:
– Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.
Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.
Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Mas, por causa de Sarai, o Senhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:
– Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!
Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.”
Abrão, que deveria ser bênção para as pessoas à sua volta, tem algumas semelhanças com a nossa vida: temos medos, prejudicamos a nós mesmos, prejudicamos nossa família e também as pessoas que nos cercam. Queremos nos “dar bem”, mas, nem sempre as coisas funcionam como esperado.
Por isso, precisamos seguir mais a voz de Deus em nossa vida. Abrão resolveu fazer as coisas do seu jeito. Felizmente, o próprio rei do Egito, que poderia ter mandado matar Abrão, mandou-o embora e lhe deu uma bela lição de vida.
Deus continuou a abençoar Abrão e lhe deu o direito de ser chamado “amigo de Deus”, conforme Tiago 2.23. Além disso, a maior bênção que aconteceu por meio da descendência de Abrão foi a vinda do Messias, Jesus Cristo.
Sejamos nós bênçãos de Deus na vida e presença dos outros. Que em nossos planos esteja, especialmente, a vontade e a direção de Deus e que saibamos confiar cada vez mais nossa vida e planos nas mãos deste Deus tão sábio e amoroso. Amém.

Nenhum comentário: