terça-feira, 29 de janeiro de 2013

QUEM PECOU?


Texto bíblico: Lucas 13.1-9
“...Se não se arrependerem de vossos pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.” (Lc 13.3)
       Quando ocorrem catástrofes onde muitas pessoas são atingidas, como a que aconteceu na cidade de Santa Maria/RS logo são buscados os culpados e o por quê desta tragédia ter acontecido. Muitas pessoas se perguntaram: Por que aconteceu isso com aqueles jovens que só queriam se divertir? Poderíamos tentam explicar as mortes pela falta de fé e afastamento daquela gente de DEUS. Talvez diríamos: Se aqueles jovens estivessem na igreja isto não lhes teria acontecido. Poderíamos falar da culpa dos governantes que não fiscalizaram devidamente, dos proprietários daquele local de eventos, dos integrantes da banda e assim por diante. E assim muitos culpados seriam indicados.
       Quando JESUS viveu aqui em nosso mundo, também ocorreu uma tragédia. Havia um grupo de pessoas da Galileia que estava oferecendo um sacrifício no templo para DEUS. Pois justo nessa ocasião, o Governador Pilatos mandou matá-los. Eles foram mortos enquanto ofereciam um sacrifício a DEUS. A pergunta que todos se faziam e que levaram para JESUS foi a seguinte: Por que estas pessoas morreram desse jeito? E o que JESUS respondeu? A resposta de JESUS foi: “Vocês pensam que eles eram piores que os outros? De modo nenhum. Se vocês não se arrependerem de vossos pecados, todos morrerão como eles morreram.”
       O que JESUS quis mostrar com esta afirmação é que ninguém é melhor do que ninguém. Todos erramos e, por nossos erros, mereceríamos o castigo. Mas DEUS quer o bem de todos e oferece a todos uma nova oportunidade através do perdão em JESUS CRISTO. Em vez de procurar pessoas mais ou menos culpadas, o melhor que temos a fazer é procurar nós mesmos fazer o bem aos outros e cuidar para que os nossos atos não causem tragédias também. Claro que não estou querendo dizer que não se deva apurar responsabilidades pela tragédia que ocorreu naquela boate.
       O que você pensa disso? Você concorda com JESUS? Em vez de procurar explicações para as tragédias do mundo nas culpas das pessoas, confie em JESUS. Ele tem a solução para as piores tragédias, que são: o pecado e a morte eterna. Ele tem o perdão para as minhas e para as suas falhas. ELE é o único Caminho para a vida eterna com DEUS no céu.
ORAÇÃO: Senhor DEUS, perdoa a minha tendência de atribuir a culpa pelo mal aos outros. Ajuda-me a corrigir a minha vida e a fazer o bem ao meu semelhante. Conforta e consola aqueles muitos que ainda lamentam e choram a perda de seus entes queridos. Reanima-os com a mensagem de que Tu, Senhor, tens a solução para tudo, inclusive para a morte, pois garantistes a nossa ressurreição ao ressuscitar teu Filho Jesus. Abençoa este meu dia e toda a minha vida, me protegendo e livrando de todos os males. Em nome de JESUS. Amém.


Mensagem adaptada por Ari Armando Shulz
Capelão do CEULP/ULBRA (Palmas-TO)

Um comentário:

Unknown disse...

O espírito santo que nos mantém a fé,

garante-nos a presença de Deus em todas

nossas ações.

Assim, é uma questão de ACREDITAR que em tudo há a vontade de Deus o Senhor.

Só Ele tem o poder sobre a vida e sobre a morte,

sobre a morte da vida física e o renascer para a vida espiritual.

" Pudesse estar tudo funcionando perfeitamente naquela boate,

e tudo concorresse para o bem estar de todos que ali estavam,

ainda a manifestação e a vontade de Deus é maior "

A graça de Deus nos basta,

e a certeza de que o caminho do bem e no bem

supera todas as expectativas