terça-feira, 10 de novembro de 2009

O MURO

Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, viu a cidade ser dividida por um imenso muro. Situação que cortou-a em duas partes, cada uma delas governada por regimes políticos ideologicamente inimigos. Um atestado do fracasso do socialismo em manter-se como um sistema atraente para a maioria da população alemã.

No último dia 09 de novembro de 2009, o Mundo celebrou os 20 anos da reunificação alemã e do fim da Guerra Fria, marcada pela queda do Muro de Berlim.

Quando o ser humano toma atitude extremas, impensadas, preconceituosas e egoístas, está construindo muros no relacionamento. Está, em outras palavras, declarando uma “Guerra Fria”.

No relacionamento para com Deus não é diferente: Quando Adão e Eva queriam ser “conhecedores do bem e do mal”; quando na construção da Torre de Babel os seres humanos queriam “tornar célebre o seu nome”; quando na morte de Jesus ridicularizavam o Salvador, desafiando-o a descer da cruz - os seres humanos estavam declarando uma “Guerra Fria” a Deus. Estavam, pouco a pouco, construindo um grande muro de separação na relação com Deus.

Mas, Jesus, em poucas palavras e muita atitude derrubou este muro ao dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” e: “Está consumado!”

Diariamente o ser humano tenta reconstruir este muro, mas Deus, em seu grande amor, derruba estas barreiras e estende a mão ao ser humano, dizendo: “ – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”

A guerra acabou, o inimigo foi vencido, o muro foi derrubado – tudo isso é prova do grande amor de Deus para com todos os seres humanos.

REFLETE COMIGO: Senhor Deus, ajuda-nos a confiarmos no teu amor e a derrubar os muros que atrapalham o nosso relacionamento contigo e com o nosso próximo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: