quinta-feira, 5 de novembro de 2009

VELOCIDADE CONTROLADA

As placas ao longo da estrada avisam:

VELOCIDADE CONTROLADA POR RADAR

Mesmo assim, os motoristas se arriscam a pisar sempre um pouquinho mais, especialmente quando já sabem onde está o tal do “pardal”.

Quem dirige ou acompanha alguém dirigindo já deve ter notado esta situação: se as condições da estrada permitirem, a placa avisando o limite de velocidade parece ser apenas um enfeite. Chegamos inclusive a questionar: -Por que será que em uma estrada tão boa ‘eles’ não aumentam o limite de velocidade? Além das boas condições da estrada, outras desculpas são: atraso, “nem percebi”, a pista estava livre, etc.

Mas, mais uma vez, quando vamos nos aproximando de algum “pardal” ou até mesmo da fiscalização policial, começamos a dirigir com mais cautela, diminuindo a velocidade e cumprindo aquilo que ‘eles’ estão recomendando.

Passado o medo da multa, dos pontos na carteira, do flagra, vamos acelerando...
Este é o retrato de todos nós: muitas vezes só fazemos algo ou deixamos de fazê-lo se estivermos sendo observados ou vigiados.

Se ninguém estiver olhando: jogamos lixo, pisamos fundo, pegamos algo que não nos pertence, fofocamos, negligenciamos nas tarefas, no trabalho. Esquecemos de muitos dos nossos “fiéis” princípios...

Para Deus porém, nada disso pode ser escondido. Deus tudo vê. Isso pode nos parecer ruim, pois ele acaba enxergando a nossa falta de controle, o nosso erro – nosso pecado.

Mas, quando Deus nos enxerga e coloca limites, ele faz isso por amor, por cuidado, por zelo. Lá no jardim do Éden ele já colocou um aviso: “Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.” (Gênesis 2.17)

Dentre todas as recomendações que recebemos de Cristo, uma delas sempre pode ser usada como guia para nossas ações, pensamentos e atitudes: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (João 14.6)

Diante da nossa imprudência, falta de controle e infidelidade – pecado – temos alguém que se preocupa conosco e nos orienta, dirige, toma pela mão e nos ensina a andar de maneira segura. Ele é Jesus Cristo, nosso Salvador.

REFLETE COMIGO: Senhor Deus. Obrigado por orientares minha vida e qual o melhor caminho que tenho a seguir. Dirige as minhas ações, pensamentos e atitudes e ajuda-me a tomar decisões orientadas pela tua vontade. Amém.

Nenhum comentário: