terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"PASTORAL VISITA" PALMAS-TO


Nos últimos dias do mês de Outubro de 2012 tivemos a visita da Reitoria em Palmas-TO.

Durante a visita, o pastor Lucas Albrecht, Capelão Geral da ULBRA, realizou gravações para produzir um pequeno documentário.

Para assistir ao vídeo do projeto "Pastoral visita", clique no link abaixo.




Deus abençoe ricamente. Fiquem na Paz!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MOMENTOS CÍVICOS DE 2012


Os Momentos Cívicos do Colégio ULBRA Palmas são organizados e conduzidos pela Pastoral Escolar, tendo o objetivo de anunciar a Palavra de Deus associada a datas comemorativas, tanto cíveis quanto religiosas.

Em todos os Momentos Cívicos são realizadas reflexões bíblicas e cantados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da ULBRA. Também são cantadas músicas religiosas, especialmente com alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

Durante os Momentos Cívicos do ano de 2012 no Colégio ULBRA Palmas, tivemos a satisfação de contar com algumas pessoas que compartilharam com os alunos do Ensino Médio o seu conhecimento e experiência de vida.

No Dia 16 de Outubro tivemos o Momento Cívico com os alunos da 2ª Série. Neste dia tivemos a participação do sr. Ricardo Ribeirinha, coautor da obra “Viver da cara limpa”. Ricardo Ribeirinha falou de sua trajetória no mundo das drogas, da sua experiência e recuperação pelo trabalho das Fazendas da Esperança e dos sonhos e conquistas que o jovem precisa alimentar e procurar a cada dia, não deixando que a sua própria vida se torne “uma droga de vida”.

No dia 19 de Outubro tivemos Momento Cívico com os alunos da 1ª Série, tendo a participação da Assistente Social e Capitã Rita de Cássia Moraes da Silva Vieira (PMTO), a qual falou sobre o diálogo familiar, conflitos de gerações e sobre as drogas e gravidez na adolescência.

Finalizando os Momentos Cívicos de 2012 com os alunos do Ensino Médio, tivemos, no dia 23 de Novembro, a participação do acadêmico de Psicologia do CEULP/ULBRA Rodrigo Monteiro de Oliveira, que dirigiu um momento de conversa com os alunos da 3ª série, abordando a importância da continuação dos estudos e quais desafios/dificuldades são mais peculiares entre os alunos que buscam um curso de graduação.

Fica nosso agradecimento a estas pessoas e profissionais que dedicaram seu tempo e presentearam nossos alunos com estes momentos de reflexão e crescimento na vida.

Fica, também, nosso incentivo para que professores, alunos e familiares deem sugestões e contribuam com nossos Momentos Cívicos, para que os mesmos se tornarem cada vez mais ricos para a vida dos nossos alunos.

Fiquem na Paz!
 MOMENTO CÍVICO COM RICARDO RIBEIRINHA

 RICARDO RIBEIRINHA E ALUNOS DA 2ª SÉRIE

 MOMENTO CÍVICO COM A CAPITÃ  DA PMTO RITA DE CÁSSIA

 RITA DE CÁSSIA CONVERSANDO COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE

RODRIGO MONTEIRO CONVERSANDO COM OS ALUNOS

RODRIGO MONTEIRO EM MOMENTO CÍVICO COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE






domingo, 11 de novembro de 2012

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA - 12 DE NOVEMBRO


No dia 12 de Novembro comemoramos o Dia do Diretor de Escolas.
Dentre as muitas funções que um Diretor escolar realiza, podemos mencionar as seguintes: zelar pela área pedagógica (ensino) e pela área administrativa; ser um relações públicas da escola diante da sociedade, dialogar com pais, alunos e funcionários na solução de possíveis problemas que possam acontecer, verificar se toda a documentação da escola está organizada (seus registros na secretaria da escola e também seu reconhecimento diante dos conselhos de educação), zelar pela saúde financeira da escola, planejar as ações que a escola tem em relação ao seu futuro: calendário, número de alunos e turmas, material a ser adotado, média dos alunos e etc.
Dentre algumas de suas tarefas, o Diretor Escolar, junto com toda a sua equipe administrativa e pedagógica, precisa sempre cuidar para que o principal objetivo de sua escola seja atingido: Educação.
Não é uma tarefa fácil. Provavelmente, enquanto muitos estão descansando, ele está preocupado com situações que precisam ser resolvidas e tratadas, antes que se tornem problemas de grande proporção.
Você aceitaria ser um Diretor ou Diretora Escolar? Muitas pessoas pensam no salário que poderiam receber nesta função. Mas, será que não poderiam ganhar tanto ou até mais fazendo outra coisa que não lhes rendesse tanto stress?
Em nossa escola, o Diretor ainda precisa observar algo mais: ela não é somente uma escola com fins educacionais, onde todas as ciências humanas são ensinadas. Mas, é uma escola que tem o objetivo de ensinar o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Isso dá ao trabalho do Diretor e de toda a equipe escolar mais um diferencial.
Por isso, neste dia, queremos agradecer a Deus pela pessoa que Direciona nossa escola e desejar que o bondoso Deus lhe dê sempre a verdadeira Paz e verdadeira Sabedoria para realizar todas as suas funções com dedicação e amor.
Diz o rei Salomão: “Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.” (Provérbios 4.13). Neste pensamento, agradeçamos sempre àqueles que zelam pela nossa educação, tanto em nossos lares como em nossa escola, a qual é dirigida por um Diretor.
Oremos: Amado pai celeste. Abençoa nossos guias na educação. Guarda também o Diretor de nossa escola, para que por meio de uma boa educação estejamos bem preparados para a vida e ter todo o conhecimento para irmos além. Por Jesus. Amém.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"DEUS NO CÉU E A POLÍTICA NA TERRA"



"Deus no céu e a política na terra"
                                      Carlos Ayres Britto, ministro e presidente do STF



O termo politika foi sistematizado pela primeira vez pelo filósofo Platão, que viveu no século IV e III a.C. Platão pensava na relação entre os habitantes da cidade (polis) e qual a melhor forma de convívio entre seus indivíduos.

Saindo da Grécia, após concordâncias e discordâncias de vários filósofos, o tema que permeia todas as sociedades e relações humanas ganhou até status de ciência.

Nesta segunda (22/10/2012), o Ministro e Presidente do STF Carlos Ayres Britto deixou escapar a frase: “Deus no céu e a política na terra.”

Realmente, a política faz parte da vida na terra: vivemos política nas relações com a família, com amigos, com os colegas de trabalho, com colegas de estudo. Até as igrejas tem seu aspecto político. Enquanto isso, Deus fica lá do céu olhando toda esta situação. Certo?!? Errado!!!

A ideia presente na frase é muito interessante, ainda mais quando parte de um Ministro do STF, de onde jamais imaginamos que viria tal afirmação. Não sabemos qual a real intenção presente nesta frase do Ministro. Mas, um fato é muito interessante: Num país que tanto discute a abolição de símbolos religiosos em órgãos públicos, mencionar o nome de Deus pode ser até irônico ou, o reconhecimento implícito de que a vontade de Deus continua permeando as ações, decisões e influenciando os rumos das nações.

O próprio Deus, pela sua Palavra escrita, nos lembra e admoesta que as ações dos seres humanos não são puramente políticas: Deus está no comando das nações!

Ele apontou quais seriam os reis do povo de Israel, deixou que governassem e tirou-lhes do poder quando se afastavam da sua vontade. Ele permitiu que o próprio povo escolhido fosse dominado pelos vizinhos Babilônios e mostrou que as suas ações religiosas estavam repercutindo na vida política.

Não é por menos que o grande rei Davi reconhece a grandeza e governo de Deus: “Pois o Senhor é Rei e governa as nações.” (Sl 22.28).

Passa governo, passa ministro, passam os habitantes da polis, mas a presença e o governo de Deus não passam. Vira e mexe, mesmo onde parece “politicamente incorreto” mencionar o seu nome, ele está lá, guiando e permeando as relações e decisões humanas.

Que bom! Por isso podemos concordar com a bela profecia do profeta Isaías: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”. Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino. As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça.” (Isaías 9.6-7)

Conclusão: É Deus no céu... e também na terra!

Fique na Paz!

Rev. Renato Luiz Hannisch
Capelão Escolar – Colégio ULBRA Palmas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PASSEIO CICLÍSTICO DA FAMÍLIA - 11/08/2012


Marcando mais uma das atividades do Colégio ULBRA Palmas voltadas para a família, aconteceu no dia 11 de agosto o “Passeio Ciclístico da Família”, que teve por objetivo colocar as famílias em movimento e trabalhar a aproximação de alunos, familiares e funcionários do Colégio ULBRA Palmas.
Com mais de cem participantes, o passeio ciclístico teve sua largada no Colégio ULBRA Palmas, passando pela Quadra 110N, circundando toda a área do Palacinho e retornando ao Colégio ULBRA pela Avenida JK.
Estando novamente no Colégio, aconteceu o encerramento do evento, que contou com a palavra do Diretor do Colégio ULBRA Palmas, Pastor Ilvo Bender e com o devocional proferido pelo Capelão Escolar, Pastor Renato Luiz Hannisch, que parabenizaram os alunos e pais pelas datas do Dia do Estudante e Dia dos Pais, respectivamente.
Ainda no encerramento do evento, aconteceu o sorteio de uma bicicleta que foi patrocinada pelas empresas Auto Bicicletão e Max Limp. O ganhador da bicicleta foi o sr. Sérgio Hiroyuki Inomata, pai do aluno Matheus Diehl Inomata, do 2º Período da Educação Infantil.
Logo depois foi servido um lanche com frutas tropicais, picolés e sucos naturais, que ajudaram a espantar o calor e contribuíram com a reidratação.
Para a realização do Passeio Ciclístico da Família o Colégio ULBRA Palmas contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins, que organizou o trânsito para a passagem e segurança dos ciclistas.
Fica nosso agradecimento e incentivo para que as famílias e toda a comunidade escolar continuem a manter hábitos saudáveis e que o amor de Deus esteja sempre presente em cada lar, trazendo a paz e o amor a cada coração.







Pr. Renato Luiz Hannisch - Capelão Escolar

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DOAÇÕES DO ARRAIÁ VÃO PARA ABRIGO JOÃO XXIII















Durante o Arraiá da ULBRA de 2012, que aconteceu no dia 02 de junho, foram arrecadadas doações para o Abrigo João XXIII (Asilo de Porto Nacional).
Conforme orientações da Diretora do Abrigo, Sra. Deusilene, procurou-se focar as principais necessidades do Abrigo, que naquele momento eram: leite longa-vida, desinfetante, água sanitária, sabão em pó e fralda geriátrica G (a lista completa segue abaixo).
Para a entrega dos donativos, que aconteceu no dia 15 de junho, foram convidados os alunos do 9º A do Colégio ULBRA Palmas. Também participaram do ato de entrega os professores Juracy Soares (Educação Física e Esportes), Paulo (Física), e o capelão do Colégio Pr. Renato Luiz Hannisch.
Durante a visita os alunos puderam conhecer as instalações do Abrigo e, especialmente, interagir com os abrigados. Além disso, a Diretora do Abrigo, que acompanhou os alunos durante a visita, falou sobre os problemas enfrentados pela instituição, bem como sobre as necessidades materiais, afetivas e de saúde vividas pelos abrigados. Ela contou um pouco da história de vida de alguns idosos e sobre as dificuldades que enfrentam no convívio com a família e a sociedade que, muitas vezes, abandona e exclui os mesmos.
Segundo o aluno Daniel Sebastian Aguiar, que acompanhou a entrega dos donativos, o que mais lhe chamou a atenção foi, exatamente, a relação entre os idosos e suas famílias: “Eles cuidaram tanto dos seus filhos, da sua família, fizeram tudo por eles. Mas, agora que estão nessa situação, acabam abandonados e sem apoio daqueles que mais deveriam agradecer e reconhecer tudo que fizeram”, comenta.
A aluna Vitórya Coelho Del Corso, destacou o trabalho da Sra. Deusilene e sua dedicação ao Abrigo: “Interessante observar que o rosto da Diretoria do Abrigo, Sra. Deusilene, mostra seu cansaço pelo trabalho. Mas, é interessante observar como ela se dedica e dá a sua vida pelos idosos e pelo Abrigo”.
Àqueles que contribuíram tão generosamente em mais esta campanha, fica nossa real gratidão e desejos de que Deus continue abençoando e multiplicando em seus depósitos tudo aquilo que lhes é necessário para sua vida. E, acima de tudo, que o perdão e paz Deus se façam sempre presentes na vida de todos e todas.
Fiquem na Paz!
LISTA DE DOAÇÕES:
LEITE: 228 LITROS
SABONETES: 27
ESPONJA: 1
ÁGUA SANITÁRIA: 53 LITROS
DESINFETANTE: 1O LITROS
LAVA-LOUÇA: 18 FRASCOS
ALGODÃO: 1 PACOTE
CREME DENTAL: 6 UNID.
SABÃO EM PÓ: 24,5 KG
SACO PLÁSTICO PARA LIXO: 1 PACOTE
1 FRASCO DE ÁLCOOL 70%
13 BARRAS DE SABÃO
16 ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO
FRALDA DESCARTÁVEL: 24 PACOTES
ÓLEO: 3 LT
FEIJÃO: 8 KG
ARROZ: 13 KG
FARINHA DE TRIGO – 2 PACOTES
POLVILHO: 2 PACOTES
AÇÚCAR: 10 KG
1 MISTURA PARA BOLO
1 PACOTE DE MOLHO DE TOMATE
1 PACOTE DE SOPÃO
SAL: 1 KG
FAROFA PRONTA: 1 PACOTE
PIPOCA: 3 PACOTES
FLOCÃO: 3 PACOTES
MACARRÃO: 11 PACOTES
BISCOITO SALGADO: 3 PACOTES

segunda-feira, 14 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA - 12/05/12



No dia 12 de maio de 2012 aconteceu mais um evento promovido pelo Colégio ULBRA Palmas: O Dia da Família, no Parque Cesamar. Neste Dia da Família aconteceu a 2ª Caminhada Ecológica da Família.

O evento iniciou às 7h30min, obrigando muitos participantes a saírem cedo da cama  (em pleno dia de sábado!). Logo de início, para despertar e colocar o corpo para funcionar, foi realizado um exercício de alongamento, dirigido pelo professor Juracy , professor de Educação Física do Colégio.

Durante a caminhada aconteceram quatro paradas, com o objetivo de refletir sobre variados temas ligados à família. Também, durante estas paradas, foram realizadas brincadeiras e sorteios de brindes.

As paradas durante o percurso foram programadas para refletir sobre: O perdão presente na família (PASTORAL); o cuidado com a saúde (ESPORTES); as mães e a família (ÁREA PEDAGÓGICA); a relação entre escola e família (DIREÇÃO).

Durante as inscrições para o evento, cada participante recebeu uma squeeze (garrafa d’água) que em seu logotipo faz referência aos 20 anos do Colégio ULBRA Palmas, que acontece em setembro deste ano.

Após a Caminhada os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã, farto em frutas, sucos e outras guloseimas.

Fica o incentivo da Equipe do Colégio ULBRA Palmas para que, cada vez mais, Escola e Família se unam para proporcionar uma educação de qualidade àqueles que lhes estão confiados e, que se permita sempre a presença do amor de Deus em todos os lares.











terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

29 DE FEVEREIRO




A cada quatro anos, temos um mês de Fevereiro mais longo: o famoso ano bissexto, com 29 dias.
Para alguns pode ser algo bom, pois depois de tantos dias de feriado, finalmente temos alguns dias de trabalho e produção. Para quem é empregador, o dia 29 de Fevereiro é um ótimo dia para refazer as contas e aumentar os lucros, apesar de ser final do mês e, geralmente, as pessoas terem pouco dinheiro no bolso durante esses dias.
Para os empregados, e especialmente para aqueles que receberam suas férias em Janeiro, esse dia 29 de Fevereiro não cai bem, pois representa mais um dia de aperto nas contas, no “puxa daqui e estica dali” para fechar o orçamento depois de tantos dias sem receber.
No entanto, assim como todos os outros dias de nossa vida, o dia 29 de Fevereiro é um dia para nos alegrarmos pela companhia e proteção de Deus.
O mês poderia ter terminado e já estarmos no 1º de março. O mês poderia ser mais longo e termos, ainda, o 30 ou 31 – isso não importa. O importante é que saibamos olhar para cada dia que Deus nos dá neste mundo como um presente e oportunidade para louvarmos, celebrarmos e agradecermos pela vida que temos. Ou ainda, como um dia a mais para falarmos ao nosso próximo do amor de Deus e da Salvação que temos em Jesus.
Moisés, líder dos israelitas, soube expressar bem esta relação que existe entre Deus, o ser humano e o tempo:
“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio.
Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.
Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó. 
Diante de ti, mil anos são como um dia, como o dia de ontem, que já passou; são como uma hora noturna que passa depressa.
Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (Salmos 90.1-4,12)
Deus nos acompanhe em cada dia de nossa vida e que saibamos celebrar cada um deles como se fosse o primeiro de uma longa jornada, ou, como o último de um longo dever que foi cumprido.
Fiquem na Paz!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NÃO TE AMO MAIS!



        “Não te amo mais!” Talvez seja muito difícil, mas, imagine essa frase dita pela pessoa que você sempre considerava ser a pessoa que mais lhe amava neste mundo: sua mãe, seu pai, seu marido, sua esposa, seu filho, sua filha, seu melhor amigo ou outra pessoa que você sempre julgou lhe amar incondicionalmente.
Talvez você até já tenha escutado essa frase de alguém que jamais imaginava. Como você ficou? Faltou o chão? Seu mundo desabou? Suas referências de vida se foram?
Todos os dias, neste mundo com 7 bilhões de pessoas, alguém pode estar ouvindo essa frase. Em diferentes línguas, em diferentes lugares, mas com ações e reações muito semelhantes.
Sempre ouvimos falar que Deus nos ama mais que tudo nesta vida. Parece até jargão, mas não é! Deus, realmente, tem um amor incondicional e acima daquilo que a nossa razão pode conceber.
Jesus Cristo, cumprindo a vontade e todas as promessas de amor que Deus anunciou ao longo da história, deu sua vida como prova de amor, de perdão, de resgate, de reconciliação e de tudo que é possível utilizar como prova de amor, pois ele se doou completamente e fez isso por puro amor por nós pobres e miseráveis pecadores.
Se a vida nos apresenta situações difíceis, às quais nos faltam os sentidos e não conseguimos entender, sempre podemos lembrar que Deus está acima de todos os problemas e dificuldades, pois ele é Deus, soberano sobre todas as coisas e dificuldades que nos acontecem neste mundo.
Este Deus, que tanto nos ama, diz:
Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.’ ” (Isaíais 41. 10,13)
Assim como é grande e contínuo o amor de Deus por nós, que possamos responder ao seu amor como diz o salmista:
Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força. (Salmo 18.1)





terça-feira, 17 de janeiro de 2012


SEJA UMA BÊNÇÃO!

Ao analisarmos os planos para mais um ano, todos nós temos desejos de dias melhores e que os nossos sonhos se realizem. Não é mesmo?
Mas, olhando para as probabilidades dos anos passados, sabemos que nem todos os desejos, realmente, se realizarão. Isso acontece porque uma coisa depende da outra e porque nem sempre conseguimos resolver tudo por conta própria. Dependemos uns dos outros e de várias circunstâncias para que os nossos sonhos se tornem realidade.
Ruim?!? Não! Pois isso nos faz lembrar que somos humanos e até mesmo que dependemos uns dos outros para termos alegria neste mundo.
No Antigo Testamento temos uma história muito interessante sobre planos e pessoas envolvidas nos mesmos. Aconteceu com Abrão.
Ele foi chamado por Deus para ser o pai de uma grande nação e Deus deixou claro que ele seria uma bênção na vida de pessoas. Isso está em Gênesis 12.2-3, onde diz: “Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.”
A Palavra do Senhor Deus não era somente para Abrão, mas se estendia às pessoas a sua volta e para as gerações seguintes, inclusive nós.
Depois de ouvir a Palavra de Deus, Abrão foi morar na terra de Canaã, que seria a terra dos seus descendentes. Mas, aconteceu ali algo não esperado: seca e fome.
Diante disso, Abrão resolveu morar no Egito. E veja só o que aconteceu:
“Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:
– Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.
Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.
Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Mas, por causa de Sarai, o Senhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:
– Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!
Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.”
Abrão, que deveria ser bênção para as pessoas à sua volta, tem algumas semelhanças com a nossa vida: temos medos, prejudicamos a nós mesmos, prejudicamos nossa família e também as pessoas que nos cercam. Queremos nos “dar bem”, mas, nem sempre as coisas funcionam como esperado.
Por isso, precisamos seguir mais a voz de Deus em nossa vida. Abrão resolveu fazer as coisas do seu jeito. Felizmente, o próprio rei do Egito, que poderia ter mandado matar Abrão, mandou-o embora e lhe deu uma bela lição de vida.
Deus continuou a abençoar Abrão e lhe deu o direito de ser chamado “amigo de Deus”, conforme Tiago 2.23. Além disso, a maior bênção que aconteceu por meio da descendência de Abrão foi a vinda do Messias, Jesus Cristo.
Sejamos nós bênçãos de Deus na vida e presença dos outros. Que em nossos planos esteja, especialmente, a vontade e a direção de Deus e que saibamos confiar cada vez mais nossa vida e planos nas mãos deste Deus tão sábio e amoroso. Amém.