segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Cumprindo a promessa

No último post, quinta-feira, havia prometido colocar aqui a mensagem do culto dos 35 anos da Ulbra e dos 15 anos em Palmas. Mas no dia seguinte, viajei para Caldas Novas, onde participei de um abençoado Encontro Regional da ANEL (Associação Nacional das Escolas Luteranas).
Não deu tempo de colocar a mensagem antes de viajar, mas agora, de volta, vou cumprir o prometido.
Aliás, o culto foi muito especial, seguido de um belo momento de homenagens, inclusive com a presença de autoridades como o prefeito de Palmas e o governador do Tocantins. Mas, sem dúvida, o mais bonito foi ver homenageados os funcionários mais antigos, especialmente aqueles que vem cumprindo funções humildes, mas muitíssimo importantes.
Veja a mensagem, que foi proferida junto com o Pastor Ilvo:

“Ebenézer – até aqui nos ajudou o Senhor.” Com essa frase o sacerdote Samuel celebrou uma das vitórias mais importantes do seu povo.

Os antigos judeus tinham o costume de erguer uma coluna de pedras nos locais que simbolizavam grandes acontecimentos ou grandes vitórias. Hoje nós temos o costume de descerrar placas, fazer homenagens, relembrar as histórias do passado.

Mas o que nos une ao povo judeu lá da época do profeta Samuel é que, ainda hoje, podemos dizer: “Ebenézer” – até aqui nos ajudou o Senhor. Essa inclusive é uma frase muito usada pelo reitor da Ulbra em suas reuniões. “Até aqui nos ajudou o Senhor” é uma forma de reconhecer que, sem Ele, nada teríamos conquistado.

Como seres humanos, temos a mania de ficar orgulhosos, e muitas vezes achamos que tudo o que construímos se deve à nossa própria força e inteligência. Mas o que seríamos se Deus não tivesse nos chamado, guiado e conduzido até onde estamos? O que seríamos se Ele não tivesse acertado tudo, apesar de nossos erros no meio do caminho?

Na Ulbra, acreditamos que a educação deve apontar não só para o que o ser humano pode fazer e conquistar. Educar, antes de tudo, é mostrar como temos um Deus que nos ama, e como podemos ser gratos a Ele e continuar confiando em todas as situações.

“Ebenézer” - Deus nos ajudou até aqui, e nos Deu muitas vitórias. Mas maior dela não pode ser medida, calculada, tabulada em números ou dados estatísticos. Trata-se da vitória que trouxe a liberdade para todo aquele que crê - a vitória de Cristo sobre o pecado, sobre o mal que há no mundo até dentro de nós.

Jesus disse, e está registrado no Evangelho de João: “-Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

“A verdade os libertará”. É esse o lema que está estampado na bandeira da Ulbra, que é cantado em seu hino e está também no seu brasão.

O lema aponta para Jesus como a verdade suprema, que liberta o ser humano de todo o medo, da culpa e da incerteza sobre o futuro. Nesse mundo, buscamos muitas verdades. Costuma-se dizer que “não há verdade absoluta e incontestável”. Mas será que essa afirmação é uma “verdade absoluta”?

De fato, quando tratamos da vida, dos valores e da cultura de cada um de nós, encontramos muitas “verdades”. Também quando fazemos ciência, isso acontece. São muitas as buscas, muitas as perguntas, muitas as possibilidades de resposta. Muitos os métodos, muitas as experiências, muitas as probabilidades. Mas quando se fala do sentido desta vida e da busca pela felicidade eterna, não dá para ficar dividido entre múltiplos caminhos.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele é a “pedra que os construtores rejeitaram, mas que se tornou a principal, pedra angular”. Uma verdade, um caminho, uma mensagem de amor, consolo e perdão. “Um refúgio, uma fortaleza, um socorro bem presente nas tribulações”. Um só Pai, um só Senhor, e um só Espírito.

Quando celebramos 35 anos de Ulbra, e 15 anos desta instituição em Palmas, queremos apontar, sempre de novo, para essa verdade: Cristo, a verdade que liberta. Aquele que nos faz dizer, com o peito estufado e com confiança no futuro: EBENÉZER: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR. AMÉM.

Nenhum comentário: