segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Urubus no Ártico?


Costuma-se dizer que, quando os abutres percebem que alguém corre risco de morte, já ficam de perto esperando a refeição.
Pois bem, no caso que destaco hoje parece que o cadáver é o próprio planeta, e o que restar dele já está sendo disputado pelos urubus capitalistas de plantão.
Acontece que a região do Ártico está derretendo por causa do aquecimento global. Assim, novas rotas marítimas acabam se tornando possíveis, e a exploração do petróleo que há por lá fica mais fácil. Começou, então, uma corrida entre Rússia, Canadá, Dinamarca, Noruega e Estados Unidos para ver a quem pertence o Pólo Norte.
Que lindo! Será que alguém queria antes a terra dos ursos polares? Agora, quando eles começam a morrer sem lugar sólido para descansar, o bom ser humano aparece por lá, para reivindicar a posse da área protegida.
E não são os governantes daqueles países que não têm coração. Aposto que, se os nossos nobres líderes brazucas descobrissem alguma ligação geológica com a região, estariam prontos a querer uma fatia da carcaça também.
Que futuro nos aguarda? Um bando de potências disputando o que sobrar do planeta?
Lembrei-me de Romanos 8:
21 Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
22 Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto.
23 E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.


Leia a notícia em questão no site da BBC Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da foto titulo do blog, bela´idéia!

Grande abraço, continue,